miércoles, 28 de septiembre de 2011

Ponto de Equilibrio - O Convite

Uma música de Ponto de Equilíbrio para quem quiser viajar no mais distante mundo rastafari. Jah proteja todos vocês e distribua a paz em seus pensamentos. Fiquem com o convite de Jah para entrar em seu paraíso.

PONTO DE EQUILÍBRIO: Cada música, uma viagem.

  “Esse é o ponto que todos nós buscamos e para onde todos retornaremos, quando for terminada nossa missão nessa vida”
   Ponto de Equilíbrio
 



A grandiosa banda Ponto de Equilíbrio surge em 1999, em Vila Isabel, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Consiste no conjunto de oito músicos com o comum gosto pelo reggae roots, são eles: Helio Bentes, o vocalista da banda que usa de sua voz para nos levar em viagens loucas; Pedro Pedrada, baixista; Márcio Sampaio, com a guitarra base; Tiago Caetano, tecladista; Rodrigo Fontenele e Marcelo Campos, percursionistas; Lucas Kastrup na bateria e Ras André na guitarra solo.


   Por resgatar as raízes do reggae no Brasil, a banda se tornou uma referência desse movimento musical. Assim, sua música vem sendo utilizada como resistência sócio-cultural, pois está cheia de mensagens de igualdade, amor, justiça e outros aspectos da filosofia rastafari, filosofia esta que influencia os integrantes do Ponto de Equilíbrio na hora de fazer suas composições. Nessas composições, é bom ressaltar, que não se encontra apenas o reggae, pois o som tirado por essa banda sofre influências de dub e samba, capoeira de Angola, maculelê, salsa e maracatu, mostrando assim uma variedade de ritmos em suas criações, variedades essas que nos fazem viajar a cada música que escutamos.


   No primeiro mês de existência a banda ensaiou ainda sem nome e sem sugestões para tal, mas na véspera de uma viagem para o Sana – região montanhosa, ponto de encontro de admiradores do reggae no estado do Rio de Janeiro -, Lucas Kastrup (baterista e compositor de algumas músicas) teve um sonho no qual os oito membros do grupo estavam reunidos e o nome aparecia claro entre eles. ( informações encontradas no Mente Reggae)


   Daí veio o nome, de um sonho e revela a profunda relação espiritual da música e do ideal contido das letras e músicas da banda.


   Para entender os músicos do Ponto de Equilíbrio, é observar a filosofia do equilíbrio de tudo, céu e terra, bem e mal... Esse é o objetivo da banda e de todos aqueles que se declaram filhos de já.


   Em 2004, o primeiro CD da banda foi um dos lançamentos independentes de maior vendagem no Brasil, com mais de 50 mil cópias vendidas e o direito a um Disco de Ouro. Esse CD recebeu o nome de “Reggae a Vida com Amor” e consta de músicas como “Aonde vai chegar? (Coisa Feia)”, “Árvore do reggae” e “Ponto de Equilíbrio”. O álbum agradaram os regueiros de plantão, conseguindo assim aumentar a quantidade de adeptos a filosofia da banda.

   Mesmo sendo independente, a banda já conquistava um grande público, chegando a reunir 30.000 pessoas em alguns shows, como os de Salvador e Fortaleza. No orkut, a banda conta com 80 comunidades, reunindo até mais de 135 mil pessoas. Com tudo isso, eles ainda atendem os fãs tocando com frequência nas capitais do país .


   Em maio de 2009, o Ponto de Equilíbrio lança o álbum que marca a estréia do selo da banda, o álbum “Abre a Janela”. É uma produção assinada por Chico Neves, com um repertório de 10 canções inéditas e 2 regravações, “Soul Rebel”(Bob Marley) e “Janela da Favela”(Gracia do Salgueiro). Nesse mesmo mês, a banda deu largada a uma turnê por 17 cidades brasileiras, dentre as quais estavam, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegra, Fortaleza, Salvador e Recife.


   Hoje, a banda Ponto de Equilíbrio continua levando suas mensagens para muitos “malucos” que conseguem ter “viagens” loucas em cada nota tirada pela banda. Particularmente, acho que não exista quem goste de reggae, rastafari e não goste de Ponto de Equilíbrio.

martes, 27 de septiembre de 2011

COMO SURGIU O REGGAE.


   "O reggae é a música do povo,
ela fala dos acontecimentos...
mas não de um ponto de vista histórico.
Fala de coisas que não se aprende na escola"
Bob Marley
   
   O reggae é um movimento musical que surge na década de 60 na Jamaica. Em sentido mais amplo, Reggae pode referir-se a outros ritmos como ska, rocksteady, dub, dancehall e ragga. A característica principal da temática “reggae” é a crítica social, pois um verdadeiro regueiro não se cala frente injustiças, nem apoia questões como desigualdade, preconceito, fome e outros problemas que fazem com que a sociedade regresse a uma escravidão, nem evolua de jeito a se escravizar, como vemos com a evolução do capitalismo.
   Atualmente, o reggae vem mergulhando mais a fundo nos problemas sociais e problemas que aparentemente são isolados, mas que também faz parte da construção da sociedade, são esses novos temas: o amor, o sexo, o sentimentalismo, etc.
   Esse movimento musical não poderia ter, nada mais nada menos, que Bob Marley como principal ícone, afinal o movimento reggae ganhou adeptos do mundo inteiro graças a seu apoio e interesse nesse ritmo, além de que basta falar em seu nome que muitos já começam a dançar esse ritmo tão gostoso, que por suas notas e tempos bem divididos no compasso, torna-se lento e dançante.
   Quem ouve uma música de reggae, e ao mesmo tempo reflete sobre o que acontece ao seu redor, verá a grande mente que existe por trás de suas letras, verá também que ao se falar em reggae, não está se tratando de pessoas que apenas querem viver “de boa”, mas sim pessoas que querem mudar o mundo para que todos possam fazer parte de nossas “viagens”.
   O nome “reggae” foi empregado devido ao som tirado da guitarra, o “re” seria o movimento para baixo, e o “gae”, o movimento para cima. O som deste movimento musical, consiste nos cortes rítmicos e da presença da bateria, no terceiro tempo do compasso. Dizem também que tudo sucedeu quando Zé Rocha estava a fumar talocha no S.Bartolomeu, em gaia, começou a bater com as mãos nas arvores a fazer barulho.
   A ideologia do movimento reggae está baseada no movimento religioso chamado Rastafari, um movimento jamaicano que tem Haile Selassie I como o mentor espiritual.
     A crença Rastafari, junto com a busca pela igualdade, as aspirações políticas de desenvolvimento social, a ideologia antirracista e ainda a valorização de ervas entorpecentes medicinais, como a maconha, é de forma resumida o que buscam os regueiros e principalmente Bob Marley que buscou essa ideologia até sua morte, com suas letras e frases, que muitas vezes, nos momentos que achamos estar tudo perdido, nos puxa do fundo do poço e nos mostra que a vida continua, basta querermos.
    O movimento reggae é simbolizado pelas cores da bandeira jamaicana: o vermelho, que simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, ao mesmo tempo que o sangue dos mártires existentes na história dos rastas; o preto simboliza a cor dos africanos, dos quais 98% dos jamaicanos são descendentes; o verde representa a vegetação da Etiópia, terra de Haile Selassie I, e da terra prometida; por fim, o amarelo simboliza a abundância da sua terra natal.
    O reggae, além de nomes como Bob Marley, Edson Gomes e outros, sofre influencia ideológica do publicista e organizador Marcus Garvey, considerado como profeta Rastafari, que ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo de visões políticas e culturais das quais todos poderiam usufruir.
   Internacionalmente o reggae conta com nomes como Alpha Blondy, Bob Marley, Damian Marley, Dennis Brown, Jimmy Cliff, Manu Chao, Peter Tosh, etc. No Brasil, esse movimento conta com os grandes nomes: Adao Negro, Chimarruts, Cidade Negra, Edson Gomes, Edu Ribeiro & Cativeiro, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, que por sinal é minha preferida, pois cada música é uma "viagem", Tribo de já, entre outros.
    Afinal, como disse o grande Bob Marley: “O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece.”

Baseado nos artigos: Reggae; Reggae: Como surgiu?